terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Trabalhos Aprovados no FIEP 2012

Oito trabalhos do Grupo de Pesquisa LACAPS foram aprovados FIEP 2012 para apresentação oral, os trabalhos foram elaborados tanto por acadêmicos e professores da Universidade Federal de Alagoas, quanto por docentes e discentes de outras instituições superiores orientados pelo Professor Dr. Arnaldo Tenório.
Foram eles:

Clique nas imagens para ampliar

sábado, 22 de outubro de 2011

Mini Curso Indicadores de Obesidade

O material trabalhado durante o Mini Curso Indicadores de Obesidade em Crianças e Adolescentes no Congresso Acadêmico 2011, pelo Professor Dr. Arnaldo Tenório já está disponível para download na nossa sessão de Arquivos.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Professores participam da Sessão de Abertura dos Cursos de Pós-Graduação da Universidade de Coimbra



Os professores integrantes do LACAPS, Arnaldo Tenório da Cunha Júnior e Bruno Barbosa Giudicelli participaram da Sessão de Abertura dos Cursos de Pós-Graduação da Universidade de Coimbra no dia 01 de outubro de 2011, realizada no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. A Conferência intitulada "Is exercise good for brain?" foi ministrada pelo Doutor Romain Meeusen da Universidade Livre de Bruxelas, membro do Colégio Americano de Medicina do Esporte, e também, do Colégio Europeu de Medicina do Esporte. Na foto, além dos professores membros do LACAPS e do conferencista, estão respectivamente, os Professores Antonio Figueiredo e Carlos Gonçalves, Diretor e Vice-Diretor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Professor Arnaldo Tenório da Cunha Júnior durante o período de 19 de setembro à 08 de outubro de 2011 esteve participando da Reunião Geral de Coordenação dos Projetos de Licenciaturas Internacionais (PLI) e acompanhando os acadêmicos aprovados no referido projeto que atualmente estão estudando na Universidade de Coimbra . Na foto, o Professor Arnaldo Tenório da Cunha Júnior está ao lado do Vice-Reitor da Universidade de Coimbra o senhor Joaquim Ramos de Carvalho.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Pesquisa com atletas tem a participação do LACAPS

O Profº Luís Carlos Barbosa Silva, membro do Laboratório de Cineantropometria, Atividade Física e Promoção da Saúde (LACAPS/Curso de Educação Física - UFAL - Campus Arapiraca), viajou à São Paulo junto com professores e acadêmicos da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), para desenvolver uma pesquisa científica que envolve a UFAL, a UNOESC e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), intitulada “RELAÇÃO ENTRE DERMATOGLIFIA E OS GENES ACNT3 E ECA EM ATLETAS”, sob coordenação do Profº Dr° Rudy José Nodari Junior (UNOESC), Prof. Dr. Arnaldo Tenório da Cunha Júnior (UFAL – Campus Arapiraca) e a Profa. Dra. Marília Papa (UNIFESP).

Todo o trabalho de coleta das impressões digitais de aproximadamente 400 indivíduos, entre atletas, ex-atletas, crianças e adolescentes que treinam no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), implica em 4000 impressões digitais a serem analisadas. A coleta foi realizada com utilização do Sistema Informatizado do Método Dermatoglífico para Análise da Impressão Digital como Marca Genética, também chamado de Leitor Dermatoglífico, desenvolvido e patenteado pelo Profº Dr. Rudy Nodari. Na oportunidade também foram feitas coletas da saliva dos indivíduos que treinam
no COTP, pois o objetivo da pesquisa é correlacionar o padrão dermatoglífico e a manisfestação dos genes ACNT3 e ECA em atletas. A equipe formada pelos professores e acadêmicos realizou também coleta de dados no XXX Trófeu Brasil de Atletismo que aconteceu no período de 03 à 07 de Agosto no Estádio do Ibirapuera.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Professor catarinense coordena pesquisa inovadora



O professor Dr. Rudy José Nodari Junior, da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), está coordenando uma pesquisa científica que envolve professores das universidades brasileiras Federal de Alagoas (UFAL) e Estácio de Sá, do Rio de Janeiro, e da universidade espanhola Las Palmas de Gran Canária (ULPGC). A investigação, inovadora tanto na área do esporte como nos estudos da área da saúde, trata-se do trabalho de conclusão do Pós-doutorado de Rudy e utiliza-se da Dermatoglifia – metodologia que estuda características genéticas a partir das impressões digitais – para verificar se há e reconhecer padrões genéticos presentes em atletas de algumas das melhores equipes de futsal, handebol, voleibol e saltos ornamentais do mundo e em portadores de doenças como Mal de Alzheimer que possam indicar potencialidades para as capacidades físicas necessárias para os diferentes esportes ou a predisposição genética para as doenças investigadas.

Campus Arapiraca promove atividades físicas para melhoria da qualidade de vida

Um projeto de extensão implantado no Campus Arapiraca tem como foco a promoção da qualidade de vida de estudantes, servidores e professores por meio da prática de exercícios físicos e de ginástica laboral. O “Campus de Práticas Corporais” objetiva diminuir o sedentarismo da comunidade universitária e aumentar o conhecimento dos envolvidos sobre a relação entre atividade física, qualidade de vida e saúde, além de diminuir a incidência de lesões por exercícios repetitivos e doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho.