Um projeto de extensão implantado no Campus Arapiraca tem como foco a promoção da qualidade de vida de estudantes, servidores e professores por meio da prática de exercícios físicos e de ginástica laboral. O “Campus de Práticas Corporais” objetiva diminuir o sedentarismo da comunidade universitária e aumentar o conhecimento dos envolvidos sobre a relação entre atividade física, qualidade de vida e saúde, além de diminuir a incidência de lesões por exercícios repetitivos e doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho.
Coordenado pelo professor Leonardo Gomes de Oliveira Luz, do curso de Educação Física, e com a colaboração do professor Arnaldo Tenório da Cunha Júnior e de mais oito alunos entre bolsistas e extensionistas, o projeto encerra neste mês de abril o primeiro ano de implantação. “Como metodologias realizamos ações intramuros e extramuros. No âmbito do Campus Arapiraca, as atividades foram acompanhadas pelos professores de Educação Física no Laboratório de Cineantropometria, Atividade Física e Promoção da Saúde (Lacaps), e no local dos participantes”, informa Leonardo Luz.
Para alcançar os objetivos do trabalho durante um ano de trabalho, quatro atividades principais deram direcionamento ao desenvolvimento do projeto: pesquisa diagnóstica de qualidade de vida dos interessados; matrícula dos participantes no projeto; avaliação pré-participatória; e prescrição das práticas corporais definidas no trabalho, que são os exercícios e a ginástica laboral. “O Projeto visa concentrar suas ações no aprimoramento dos aspectos metodológicos do ensino de atividades físicas para adultos e da adesão à prática de exercícios físicos como hábito de vida saudável”, justifica Leonardo.
Produção acadêmica
Comprovando a contribuição para a formação acadêmica, resultaram do projeto apresentação de dois trabalhos no Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas em 2010: O “Campus de Práticas Corporais: pesquisa diagnóstica de lesões por esforço repetitivo e/ou doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho em servidores da Universidade Federal de Alagoas- Campus Arapiraca”; e “Campus de Práticas Corporais: pesquisa diagnóstica da qualidade de vida dos servidores da Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca”, apresentados pelos alunos Emylyanne Santos Bento e José Carlos da Silva.
Os dois trabalhos apresentaram dados relativos a 102 servidores. Concluiu-se que a qualidade de vida dos participantes não estava comprometida e não refletia no estado de saúde dos envolvidos. “Isto não indica que os servidores não precisem rever os seus costumes, pois foi constatado que eles mantêm pouca familiaridade com a prática de atividades físicas”, diz o coordenador. Acrescenta Leonardo que como resultado total das ações do projeto, 77 pessoas se integraram a ginástica laboral e aos exercícios físicos e entre os positivos alcançados o professor Leonardo Gomes também destaca a socialização entre os grupos participantes.
Fonte:http://www.ufal.edu.br/ufal/noticias/2011/04/campus-arapiraca-promove-atividades-fisicas-para-melhoria-da-qualidade-de-vida
Fonte:http://www.ufal.edu.br/ufal/noticias/2011/04/campus-arapiraca-promove-atividades-fisicas-para-melhoria-da-qualidade-de-vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário